Análise de Cores - EMEI Maria Pacheco Rezende
Olivia Mamede
Graduação em Design
pela Universidade Federal de Uberlândia
oliviamds@hotmail.com
Sabrina Arlene
Graduação em Design
pela Universidade Federal de Uberlândia
s-arlene@hotmail.com
Shyrlene Mendonça
Graduação em Design
pela Universidade Federal de Uberlândia
shyrlenemendonca@hotmail.com
Suelen Silva
Graduação em Design
pela Universidade Federal de Uberlândia
sueleen_hta@hotmail.com
Thais Freitas
Graduação em Design
pela Universidade Federal de Uberlândia
ladythaiyz@hotmail.com
RESUMO
Este artigo apresenta as ideias e estudos sobre a
linguagem das cores no ambiente escolar, com o estudo de caso da Escola EMEI
Maria Pacheco Rezende que foi visitada e obteve resultados esperados para este
processo de estudo, ao desenvolver deste artigo compreendermos os significados
que estas cores dão ao ambiente tanto interno quanto externo.
Palavras-chave: escola, cores, semiótica.
ABSTRACT
This article presents the ideas and
studies on the language of color in the school environment, with the case study
of the School EMEI Maria Pacheco Rezende what was visited and obtained out comes
for this study process, in developing this article understand the meanings that
these colors give the environment both internal and external.
Keywords:
school, colors, semiotics.
1.
INTRODUÇÃO
A partir dos últimos estudos de cores na semiótica obteve-se certa relevância para a preocupação de cores no ambiente escolar, pois essas alterações definem no aprendizado dos alunos nas escolas, a partir deste embasamento neste artigo vamos apontar aspectos a serem melhorados e aspectos que atualmente satisfazem no local. A escola EMEI demonstra em seu interior a melhoria e os estudos destas cores no espaço e a desenvolver do artigo vamos conhecer estes aspectos da escola.
Geralmente
as escolas que apresentam espaços com boa qualidade podem se tornar fontes de
estímulo, de aprendizados e inter-relacionamentos. A atividade lúdica (enquanto
caráter de jogo, brinquedo, brincadeira e divertimento) é essencial no processo
de desenvolvimento e aprendizagem infantil e um espaço escolar complexo e
polivalente se apresenta com um agente facilitador do processo de
ensino-aprendizagem.
2. DESENVOLVIMENTO
Para entendermos o processo de escolha das cores,
precisamos compreender a sua linguagem e seu ideal para depois ela ser aplicada
ao local, então a partir destes estudos podem compreender as cores e suas
saturações, brilhos e contrastes no espaço.
Segundo MAZZILLI,
“Na
possibilidade de composição de cores em ambientes, a partir de sensações e
significados, observou-se a propriedade enfática da cor – geralmente as mais
puras e mais saturadas – contrapostas a outras que definem o plano de fundo, no
qual cores enfáticas se sobrepõem. Há ainda cores leves (tonalidades pálidas);
cores pesadas (tons escuros); cores etéreas (os tons pastéis e a cor da luz);
cores materiais (geralmente muito saturadas e cores escuras); cores quentes (da
terra e do sol: bege, areia, amarelo, laranja, e vermelho) e cores frias (do
mar e do céu: azuis e verdes)”. (MAZZILLI, 2003,p. 80).
Como Mazzilli explica em seu livro a coré um dos
elementos da linguagem visual que mais se destaca nos ambientes infantis. A
presença da cor funciona como um identificador da dimensão lúdica do. O efeito
da cor no ambiente escolar deve ser harmonioso eresultar numa gama de meios
tons balanceados, mas ainda com vários “aromas” cromáticos. O objetivo é
estimular o processo de conhecimento e identidade do lugar, proporcionando aos
usuários (crianças e adultos) variedade e complexidade cromática suficiente e
uma percepção rica eglobal do ambiente.
Tornquist apresentou que a cor nas escolas ajuda a
regular o comportamento dos alunos, relacionando o seu uso à idade. Segundo
ele, cores quentes e acolhedoras e a própria luz quente deve ser utilizada para
pré-escolares e cores de baixa saturação e incolores devem ser usadas à medida
que as crianças crescem e com isso necessitam de maior concentração. Em
ambientes de recreação, cores extrovertidas são indispensáveis para expor
emoções e aliviar a tensão.
Para toda a criação de cores na escola seguimos as Recomendações
de cores para o ambiente escolar, segundo a Fundação Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE) que são as seguintes:
O local deve Distribuir bem a luz no ambiente a fim de
evitar a fadiga visual, adverte-se que pelo menos em grandes superfícies como paredes,
devem ser evitadas cores como vermelho, excitante e violento; alaranjado; violeta;
o branco neve, pois pode produzir o efeito de ofuscamento; o preto que deprime
e o marrom (provoca sonolência). Em contrapartida recomenda as cores seguintes
em tons pastel: amarelo, verde, azul, bege e cinza pérola;
Cores intensas devem ser usadas com parcimônia pelo seu impacto.
Elas podem ser alegres em paredes de ambientes de pouca permanência como circulações
verticais ou vestíbulos; As esquadrias e portas podem ter tonalidades mais
fortes, e os tetos em branco por seu alto grau de reflexão da luz. Nos
elementos decorativos móveis, deve ser concentrado o estímulo das cores fortes,
cujo valor pedagógico seráreforçado pelo contraste com os fundos mais neutros.
A
escola EMEI Maria Pacheco Rezende opta na maioria do seu local pelas cores
neutras e tons pastéis, poisneste espaço possui crianças de 09 meses a cinco
anos que precisam de atenção redobrada então algumas áreas tem espaço com cores
lúdicas apara a convivência das crianças e as partes de ambiente restrito
possuem tons mais sóbrios e
terrosos, para que as crianças entendam o espaço como área de lazer e áreas de
estudos, para que futuramente elas entendam que as cores delimitam também
círculos sociais dos espaços.
3. CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A cor no ambiente escolar surge como elemento auxiliar no
aprendizado das crianças, devendo por tanto, ser harmoniosa e usada de forma
correta para causar melhores estímulos.
Diante da escola analisada e comparando suas cores com as
cores recomendadas para escolas do tipo, vemos que a escola cumpriu com várias
dessas recomendações. Como, o uso intenso de cores em tonalidades leves para
maior parte das superfícies verticais. E as cores intensas, que são usadas apenas
em ambientes de recreação, em porcentagens dosadas e em contraste com fundos
neutros.
Fachada da escola
Refeitório
Pátio
Pátio
Parquinho
Sala de aula
Exterior das salas de aula
Corredor
A escola opta por esses tons neutros e investe as cores mais quentes e fortes para espaços que sejam menos habitados e apenas para socialização como uma forma de delimitar o espaço em áreas sociais e áreas de ambientação.
REFERÊNCIAS
TORNQUIST, Jorrit. La luz y el color del ambiente.
SANTOS, Elza. Dimensão lúdica e arquitetura: o
exemplo de uma escola de educação infantil na cidade de Uberlândia.
Artigo: A Cor nas Escolas Infantis: estudos de um
projeto. Das alunas AlineMacedo Queiroz, Aline Soares Côrtes, Letícia Rodrigues
Valeriano eVerônica Anselmo Jorge, da Universidade Federal de Uberlândia.
Disponível em <http://www.fnde.gov.br/arquivos/category/129-plano-de-acoesarticuladas-pardownload=2322:estudo-de-cores>.









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