segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ANÁLISE DOS PLANOS CINEMATOGRÁFICOS DO FILME 8 MILE

ANÁLISE DOS PLANOS CINEMATOGRÁFICOS DO FILME 8 MILE
ANALYSIS OF THE CINEMATOGRAPHIC PLANES ON THE MOVIE 8 MILE


Olivia Mamede
Graduação em Design pela Universidade Federal de Uberlândia
oliviamamede@hotmail.com
Sabrina Arlene
Graduação em Design pela Universidade Federal de Uberlândia
s-arlene@hotmail.com
Shyrlene Mendonça
Graduação em Design pela Universidade Federal de Uberlândia
shyrlenemendonca@hotmail.com
Suelen Silva
Graduação em Design pela Universidade Federal de Uberlândia
sueleen_hta@hotmail.com
Thais Freitas
Graduação em Design pela Universidade Federal de Uberlândia
ladythaiyz@hotmail.com

RESUMO

O objetivo desse estudo é analisar a construção do filme 8Mile: Rua das Ilusões, de Curtis Hanson, com foco nos planos cinematográficos usados. Diante dos diversos planos existentes, será feita uma análise de tais e assim identificá-los no filme. E em seguida concluir a influência causada sobre o olhar do observador.

Palavras-chave: planos, cinematográficos, eminem, 8mile, semiótica.



ABSTRACT

The aim of this study is to analyze the construction of the movie 8mile: Street of Illusions, Curtis Hanson, focusing on plans film used. Given the various existing plans, an analysis will be made of such and so identify them in the film. And then conclude the influence caused on the eye of the beholder.

Keywords: plans, cinematographic, eminem, 8mile, semiotics.




1. INTRODUÇÃO

             Neste trabalho serão analisados os planos cinematográficos que compõe o filme intitulado de 8Mile:
Rua das Ilusões, de Curtis Hanson. O filme trata-se de um enredo baseado na vida de um rapper americano, chamado Eminem, que interpreta Jimmy.
Segundo LOTMAN,
“O mundo do filme, fraccionado em planos, permite-nos isolar qualquer pormenor. O plano adquire liberdade da palavra: pode ser destacado, combinado com outros planos segundo as leis da associação e da contiguidade semânticas, e não naturais, pode empregar-se num sentido figurado, metafórico ou metonímico.” (LOTMAN, Yuri. 1978. Pg 46.)
Desta forma, o plano tem grande influência no filme, pois é ele que posiciona o olhar do espectador para o foco de cada cena, podendo ressaltar emoções. Assim, os planos podem ser classificados: quanto à distância entre a câmera e o objeto filmado, quanto à duração, quanto ao ângulo vertical, quanto ao ângulo horizontal e quanto ao movimento. Portanto, cada tipo de plano influencia em diferentes formas de interpretação das cenas mostradas no filme, e isso será analisado dentro do filme “8mile”.



2. DESENVOLVIMENTO


A história de 8Mile se passa nos subúrbios de Detroit, retratando a vida de um jovem que luta pelo sonho se tornar um rapper famoso, mas enquanto isso passa por conflitos em casa, no trabalho e nas ruas. Os planos são usados a favor dessa dramaticidade, dando uma expressão maior ao filme.

Os planos também ajudam a contar histórias dos filmes, a câmera explora o espaço cinematográfico. Como exemplifica LOTMAN,

O plano enquanto unidade discreta tem um duplo sentido. Por um lado, introduz simultaneamente a descontinuidade, a segmentação e a medida no espaço e no tempo cinematográfico.”. (LOTMAN, Yuri. 1978. Pg 46.).

Em um filme, um bom enquadramento depende de três elementos: o plano, a altura do ângulo e o lado do ângulo. Além de ser uma noção da estrutura do filme, o plano também é o principal componente do enquadramento. Basicamente, poderíamos dizer que escolher o plano é determinar qual é distância entre a câmera e o objeto que está sendo filmado, levando em consideração o tipo de lente que está sendo usado.

Determinar qual é o plano que será rodado é responsabilidade do diretor, que normalmente ouve o diretor de fotografia. Os dois têm que falar a mesma linguagem. Se eles se entenderem bem com esses três conceitos (“aberto”, “médio” e “fechado”) nada mais é necessário. Ajustes finos podem ser feitos com variantes (“um pouco mais aberto”, “um pouco mais fechado”, etc.).

A partir da composição dos planos cinematográficos vemos os signos que eles mostram. Assim possuem uma nova linguagem e registram movimentos.

Um dos elementos fundamentais do conceito de plano é a delimitação do espaço artístico. Assim, antes mesmo de definir este conceito. O mundo do filme, fraccionado em planos, permite-nos isolar qualquer pormenor. O plano adquire a liberdade da palavra: pode ser destacado, combinado com outros planos”. (LOTMAN, Yuri. 1978. Pg 47.).

Cada imagem é um signo, ou seja, possui um significado, logo ela possui uma informação e esses signos na produção cinematográfica estabelecem essas ligações cada vez mais concretas, cada unidade de textos no filme como a visual, a sonora ou gráfica se torna um elemento signo para a linguagem cinematográfica que faz a associação aos conceitos que conhecemos desde o inicio de nossas vidas, assim são exemplificados nos planos propostos para a apresentação oral.

Percebemos que assim como no filme podemos ver,

O mundo do cinema está extremamente próximo da vida. A ilusão de realidade é, como vimos, uma sua propriedade inalienável. Mas este mundo tem uma propriedade estranha: trata-se não da dá realidade completa’’. (LOTMAN, Yuri. 1978. Pg 46.)


Assim a seguir serão analisados os tipos de plano existentes e assim identificando quais se apresentam na construção do filme, destacando seus significados.
Analisando os planos quanto ao movimento no filme, nota-se que os mais utilizados são os planos fixos (onde a câmera permanece fixa sobre o tripé ou outro equipamento adequado, ainda que haja movimento interno no plano, de personagens, objetos, veículos, etc.) e os panorâmicos (onde o plano da câmera, sem se deslocar, gira sobre seu próprio eixo, horizontalmente ou verticalmente). O recurso menos utilizado é o zoom, já que se analisado de um plano geral, parece ser sempre uma mesma câmera, como se fosse apenas um observador vendo todas as cenas, tendo uma distância boa, sem a necessidade de tal recurso.


Cena no estacionamento onde temos o uso do plano fixo.

E o recurso mais notável, o que mais chamou a atenção, foi o travelling (onde a câmera se desloca, vertical ou horizontalmente, aproximando-se, afastando-se ou contornando os personagens ou objetos enquadrados) utilizado na cena inicial, onde o personagem principal encontra-se num momento de aflição/euforia no banheiro antes de subir ao palco.




Primeira cena do filme, onde o protagonista se vê em conflito com si mesmo antes de uma batalha, nesta temos o uso do recuso chamado travelling.

Em relação ao texto analisado, se compararmos o movimento dos planos com o que o texto diz, nota-se o quanto é essencial que os planos sejam fraccionados para que nos seja permitido à análise dos detalhes, como por exemplo, as emoções e as reações dos personagens. E tem-se também que, mesmo que os planos sejam separados, seguem uma linha de pensamento como se fosse uma linha temporal, fazendo com que mesmo tendo vários recursos de movimentos utilizados em uma mesma cena, não se perde o sentido.

Em relação aos planos quanto à distância entre a câmera e o objeto filmado, temos o plano geral que mostra uma paisagem ou um cenário completo, assim pode ser complicado identificar todos os personagens da cena e tem a função de tentar localizar o espectador sobre o filme e ou a próxima cena, o que realmente acontece, nesse tipo de plano que aparece no filme conseguimos notar nitidamente um ou dois personagens como na imagem abaixo.


Cena exemplificando o Plano Geral

Porém, temos também a utilização de planos como: o plano de conjunto (mostra um grupo de personagens), o plano americano (mostra um único personagem), que é um dos recursos mais enfáticos na linguagem cinematográfica. Este é um plano de corpo inteiro mais pode se aproximar chegando até a altura dos ombros, quando ele se aproxima mais é chamado de primeiro plano.


Cena exemplificando o Plano de Conjunto.

Vamos aproximando e chegamos ao plano Close-up, que enfatiza no rosto de um específico personagem, mostrando sua feição, sua emoção em determinados momentos. Aproximando mais, chegamos ao plano de detalhe, que mostra algum objeto, alguma parte do corpo separada, que precise de atenção para explicar a cena anterior ou posterior.


Cena exemplificando Close-Up.

Um dos primeiros grandes a usar esses tipos de planos, mais especificamente o Close-up foi o Griffith, a reação da sala de cinema ao ver esse tipo de plano (lógico que identificando como nos agora). Teve uma reação totalmente nova para época, ficaram assustados ao verem, um enorme rosto focado, na tela de cinema.
Sendo assim, os planos nos permitem destacar, combinar, e agrupar quais querem tipos de imagens e ou cenas no mundo cinematográfico, podendo ser posteriormente reagrupadas em vários sentidos, que são posteriormente unidos na hora da projeção.
                                                
Em planos enquanto a duração, o plano de longa duração se refere a um plano que praticamente o filme inteiro se passa naquele local, um exemplo dentro do filme esta na maioria das cenas se passa com ele e seus amigos no carro.


Cena de Longa duração do filme 8mile.

E o de curta duração é o momento mais rápido que percebemos durante a cinematografia, é como um piscar de olhos, no filme exemplificado é quando o Eminem acorda e vê sua irmã. Uma cena instantânea e rápida aos nossos olhos.


Cena de Curta duração do filme 8mile 

Os tipos de planos quanto ao ângulo horizontal são sempre utilizados nas produções cinematográficas, pois eles se tratam de como a câmera enquadra o personagem ou objeto. O plano frontal no filme está muito presente em cenas que mostra Jimmy em seus dilemas de superação.


Cena onde o protagonista dessa a casa de show depois de não conseguir participar de uma batalha.

O lateral está em cenas que Jimmy está, por exemplo, em batalhas com outros rappers ou até com sua irmã mais nova, cenas de muita emoção.



Cena de uma batalha.


Cena do protagonista com sua irmã mais nova.

O traseiro podemos perceber em cenas que o protagonista está caminhando com seus amigos discutindo sobre seus problemas, cenas onde mostra bem os locais onde a história se passa.


Cena onde o protagonista caminha e conversa com seu amigo.

O plano ¼ está presente em cenas de batalhas, onde mostra a visão que Jimmy tem para o público, passando uma noção maior ao espectador do que este poderia estar sentindo.


Cenas de uma batalha.

E por último o plano 3/4, está em cenas que mostram os personagens bem de perto, passando a emoção do momento, onde o observador possa ver bem suas expressões.


Cena da primeira batalha do filme, onde o protagonista não conseguiu participar.

Para se encerrar a análise, temos os planos quanto ao ângulo vertical. O plano vertical do tipo plongê, ou mergulhado, é um tipo de plano em que a câmera se posiciona acima do seu objeto, que é visto, portanto, em ângulo superior. Este posicionamento da câmera enquadra o ator visto de cima, o que reduz a sua altura, e portanto, é usado em várias cenas do filme 8Mile em que se tem a intenção de reduzir a força e enfatizar a inferioridade do personagem, consequentemente tornando-o mais frágil e vulnerável, como quando o personagem principal (Eminem) teme por sua apresentação antes de entrar no palco, ou quando está sob ameaça de outro personagem em alguma briga ou discussão, ou enfim, quando o personagem se apresenta sob ameaça. Em outras situações, também pode servir para revelar, à grande distância, a topografia de uma paisagem, ou uma ação que se desenvolve num plano inferior em relação à platéia, como nas cenas do palco onde ocorre as apresentações de rap.



Cena em que o protagonista passa mal antes da sua apresentação.

 

Cena de discussão em que apresenta ameaça ao personagem.

Outro tipo de plano vertical presente no filme é o contra-plongê, ou contra-picado, é o plano onde a câmera é colocada abaixo do objeto e o expectador assiste a cena num angulo de baixo para cima. Esse "ângulo baixo", também usado várias vezes durante o filme 8Mile, aumenta a estatura física da pessoa e o seu personagem é colocado em uma posição de superioridade ou dominância, como em uma das cenas onde em uma discussão, um dos personagens sobe em cima de um carro e a câmera o filma de baixo, o colocando como superior e dominante, ali naquele momento. Também pode funcionar para eliminar do quadro elementos indesejados, como outros objetos, pessoas, detalhes do cenário ou mesmo uma ação secundária, por exemplo, quando Eminem está em cima de uma casa em chamas e a câmera mostra ele de cima pra baixo, realçando a altura em que ele está, mas logo em seguida a câmera é abaixada e revela a presença de um carro que serve de apoio pra que ele pule de tal altura.


Cena do personagem em cima do carro


Cena do personagem pulando de cima da casa em chamas

3. CONCLUSÃO

Diante de tudo que foi apresentado neste trabalho concluímos que o trabalho do diretor junto com o diretor de fotografia para escolher o melhor plano para cada cena se torna essencial para o entendimento do espectador. O que foi essencial para dar a dramaticidade que a história exigia. Onde o enredo tenta mostrar a luta de um jovem rapper, que nos mostra sua luta para alcançar o sucesso, onde somente o talento sem esforço não há recompensas, Eminem no filme mostra como se tornou mais forte para conquistar seus sonhos apesar dos obstáculos.
Enfim, com a análise desses planos se entende o porquê desses planos serem divididos de diferentes formas, dos efeitos de câmera adotados e todas essas façanhas empregadas, a visão sobre o filme torna-se outra, nota-se a emoção que é transmitida através do enquadramento, foco e angulação de câmera perfeito.


REFERÊNCIAS

MACHADO, Carlos - A Profundidade de Campo. In: Introdução à Fotografia. São Paulo: Imagem Editora.

LOTMAN, Yuri. Estética e semiótica do cinema. Lisboa: Estampa. 1978. 


Plano (cinema). Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_(cinema)

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